Com 22 anos de sucesso e consolidada como o mais importante evento de pronta entrega de moda do país, a Made in Bahia chegou à sua 22ª edição revisitando o Tropicalismo em homenagem aos 70 anos de Gilberto Gil e Caetano Veloso – principais ícones desse movimento cultural brasileiro, que trouxe interferência na moda, no comportamento das pessoas e nas artes gráficas. Além de 190 estandes de confecções e acessórios com os lançamentos para o alto verão 2012/2013, aconteceram desfiles diários, com apresentações de looks criadospor renomados estilistas. Paralelo à feira, aconteceu também o 13º Salão Presentes com opções de mimos originais para o Natal. O evento aconteceu de 04 a 09 de dezembro, no Pavilhão de Feiras da Bahia – Centro de Convenções. O funcionamento foi das 15h às 22h (de 04 a 08/12) e das 14h às 21h (09/12), com ingressos a R$ 6,00.
Os desfiles diários aconteceram sempre às 19h, em um espaço montado ao lado da Praça de Alimentação. Apenas no domingo o desfile começou às 18 h. A cenografia da passarela foi criada e executada pelo designer Fagner Bispo, dentro do tema Tropicalismo.
Praça de Convivência
A praça de convivência de 40 metros quadrados, localizada no coração da Made in Bahia, funcionou como um oásis dentro do evento, para as pessoas interagirem, descansarem e recarregarem as energias. Por conta do tema em homenagem ao Tropicalismo, a Praça foi colorida, vibrante e luminosa. Decorada com lindas esculturas da artista vanguardista e ceramista Dulce Cardoso – que cria com a argila formas refinadas e belas – e com o Mobiliário da Casa Nando’s – loja multimarca que trabalha peças de grandes designers brasileiros – deu o toque de charme e o conforto necessário para os frequentadores. O paisagismo formou o “pulmão verde” dentro do espaço comercial com coqueiros e bananeiras dando a conotação tropical. A arquiteta Celeste Leão, com vasta experiência em feiras e mostras nacionais e internacionais e graduada em arquitetura com enfoque em urbanismo, assinou mais uma vez este projeto.
Perfil Econômico
Foram montados 230 stands, sendo – 190 da Made in Bahia, 30 do Salão de Presentes e 10 de alimentação -, distribuídos em uma área de 10 mil metros quadrados, trazendo para o mercado produtos de qualidade e com preços acessíveis. Cerca de 40 mil pessoas circularam nos seis dias de evento – que é promovido, desde a primeira edição, pela produtora Vera Pontes. Além da Bahia – que representa 20% dos expositores -, revendedores de oito estados brasileiros comercializaram cerca de 300 mil peças, entre calçados, acessórios e confecções. São eles: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Pernambuco e Sergipe.