A origem dos Eventos

VERA PONTES –

Uma vida dedicada ao mundo da Moda

Por gostar muito da área de moda, desde a adolescência, em 1985, Vera montou uma confecção. e em 1988, para expandir a sua marca, ela viu a importância de participar de eventos da área, começou então a ser expositora da Fenit em São Paulo, do Festival da Moda de Fortaleza e Festival de Moda Alto Verão da Bahia, todos eram eventos para tirar pedidos para entregas posteriores.

Nesse período, sentindo a dificuldade financeira das confecções do estado da Bahia, buscou apoio do governo para que estas participassem dos eventos da área de moda. Para viabilizar tal suporte, ela criou a Associação dos Fabricantes Expositores de Moda da Bahia (FAEX), foi eleita presidente e o grupo passou a obter apoio do governo para a participação em feiras locais e nacionais. 

O Governo da Bahia apoiava a realização de feiras locais inclusive convidando grandes compradores para virem a Salvador fazerem pedidos, eles aceitavam o convite, mas aproveitavam a viagem para fazer turismo e não negócios

Em vista disso, numa reunião pós feira na Secretaria de Industria e Comércio, Vera se posicionou dizendo que a Bahia:

  • Não fazia parte do circuito da moda;
  • Só tinha micro e pequenas confecções;
  • Não justificava os grandes compradores virem para um evento pra tirar pedido em Salvador;
  • O que funcionaria aqui seriam feiras em sistema de Pronta Entrega para atender micro e pequenos lojistas do Estado, e atacadistas (chamadas sacoleiras que existiam em grande número na época)

Os técnicos da Secretaria presentes na reunião acharam a ideia interessante e posteriormente solicitaram a Vera que detalhasse aquela ideia através de um projeto, o que foi feito, e apresentado ao Secretário da Industria e Comercio e aprovado. Naquele tempo, o projeto tinha que ser avaliado e receber aprovação. Bom destacar que dos eventos realizados, hoje, no estado da Bahia só os dois (Made in Bahia e Expo de Moda) conseguiram esta aprovação.

Durante algum tempo, o Governo contribuiu com 50% do valor do contrato para viabilizar a participação das confecções do Estado da Bahia nas feiras  realizadas no sistema de Pronta Entrega (Made in Bahia Pronta Entrega de Moda e Expo de Moda Pronta Entrega). E de fato muitas confecções puderam participar através deste apoio.

Além do apoio do Governo, os eventos tiveram apoio do FCDL, CDL e do Sebrae, pois estes entendiam a necessidade das feiras para o desenvolvimento do mercado de moda. Posteriormente, com a criação do curso de moda do SENAC, obteve-se também esse importante apoio que permanece até o presente momento.

Em novembro de 1991 foi realizada a 1ª Made in Bahia Pronta Entrega de Moda, evento pioneiro no Brasil no sistema de Pronta Entrega, que virou um Case de sucesso nacional.

Em maio de 1992, por solicitação dos próprios expositores, Vera criou o evento Expo de Moda Pronta Entrega para atender ao mercado no Outono Inverno.

Nestes eventos é que foi criado o concurso “Novos Criadores de Moda” para alunos das Instituições de Ensino de Moda, como SENAC e das Universidades como UNIFACS, FTC e UFBA através do Curso de Moda da Escola de Belas Artes. Este concurso revelou vários talentos dentre eles Carol Barreto e Vitorino Campos, hoje estilistas conhecidos nacionalmente.

A resposta imediata no crescimento da indústria de confecções foi atingida. Conforme dados da própria Secretaria da Industria e Comércio, haja vista que o número de confecções no estado foi triplicado em 4 anos e essas fábricas iniciadas com 2 ou 3 máquinas multiplicaram para mais de 30.

Sobre a história desses eventos foi importante e merece destaque a credibilidade que a Bahia passou a ter na realização de eventos após as primeiras edições da MBAH e EXPO. Antes o Estado era totalmente desacreditado. E Vera, ao longo de todos estes anos, se preocupa com esta credibilidade, pois, ela sabe como foi difícil reverter a imagem ruim naquele momento. Outro aspecto que comprova tal fato foi o surgimento de outras feiras realizadas por outros promotores, muitos dos quais já saíram do mercado por não conseguirem realizar eventos com o alto padrão de organização que Vera pratica.

E de lá para cá já são 30 anos realizando eventos que continuam fazendo sucesso até hoje, pois é onde se encontra lançamentos de moda com ótimos preços. De um lado a confecção fatura muito por causa do grande volume de compradores (varejo e atacado) e de outro lado, o comprador consegue comprar diretamente do fabricante o que permite preços muito melhores (faz o dinheiro render).

× Para entrar em contato, clique aqui...

Faça parte do grupo de pessoas que recebem convites para todos os nossos eventos.

Você se inscreveu com sucesso na nossa lista para receber convites!

There was an error while trying to send your request. Please try again.

will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.